Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

domingo, 1 de abril de 2007

EXPOMINAS - Belo Horizonte


O nome Expominas (Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova) foi uma forma de homenagear um dos maiores estimuladores do turismo de negócios em Minas Gerais.


Localizado na Av. Amazonas 6020, bairro Gameleira. Inicialmente era administrado pela Companhia Mineira de Promoções (PROMINAS) hoje quem administra é a secretaria de Estado de Turismo (Setur), via Companhia Mineira de promoções.

Devido ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) o Expominas passou por reformas, para ter uma infra-estrutura adequada e espaço suficiente, necessários para atender as expectativas de esperar um grande encontro internacional. Por causa destas modificações é que o Expominas tem condições de disputar, com outras cidade, a realização de grandes eventos. O projeto de vitalização do Expominas foi assinado pelo arquiteto Gustavo Penna.

A área construída tem 127 mil m2. Os 17.319 m2 esta distribuído em três pavilhões independentes, mas que podem ser ligados através das grandes portas acústicas. Também tem a vantagem de serem articulados, o que possibilita diversas maneiras de arrumações do espaço, por meio de stands, para a realização de feiras. Cada um dispõe de sanitário, lanchonete e futuramente terá isolamento acústico para a realização de Shows. Há também 5.160 m² do pavilhão multiuso e estacionamento com capacidade para 2.045 veículos.



AVALIAÇÃO DA VISITA AO EXPOMINAS



Pontos Fortes:



· Passarela exclusiva dentro do Expominas dando acesso direto ao metrô, proporcionando na chegada interna ao centro de eventos uma bilheteria, caso aconteça uma realização de algum evento, facilitando para as pessoas que forem desembarcar a compra do ingresso.

· É o único no Brasil que apresenta climatização em todos os ambientes.

· Eficiência da equipe técnica no momento de planejar os eventos, dando toda assistência aos promotores; acompanhando, avaliando e discutindo todo o processo na montagem do evento com finalidade de alcançar melhores resultados.

· Possuem três pavilhões, todos com banheiro, telefone e divisórias com isolamentos acústicos.

· Em outros espaços oferece alguns restaurantes e lanchonetes.

· Pela sua estrutura fácil, prática e completa tem a capacidade de receber eventos simultâneos de diferentes portes em diversos ambientes.



Pontos Fracos:



· Falta de sinalização interna no espaço, não proporciona mapa para se localizar no Expominas.

· A divulgação e as informações no site são fracas e erradas sobre o tamanho do espaço e a quantidade de restaurantes e lanchonetes.

· Oferecem poucas vagas no estacionamento sendo 2500 sem coberturas e apenas 100 cobertas.

· Para se realizar shows, a parte acústica não foi finalizada não tendo uma previsão quando será terminada.

· Preocupação com som escarpar no ambiente externo do centro, pois corre o risco de receber reclamações por existir hospitais próximos.

· A cozinha é inadequada para a utilização, pois não possui as acomodações de segurança para o funcionamento. Faltam janelas amplas e com telas, o telo é baixo, não tem uma dispensa para guardar os alimentos de produtos de limpeza, não tem pias para a higienização dos manipuladores de alimentos.



ANALISE DA VISISTA AO EXPOMINAS PELO GRUPO



Com a visita que os alunos do curso de turismo fizeram ao Expominas pode-se constatar que o lugar é realmente o melhor espaço da capital mineira para realização de eventos. Mesmo que tenha alguns pontos negativos, o espaço foi planejado adequadamente, pensando na funcionalidade e facilidades para o público de eventos de Belo Horizonte.

É importante verificar que a visita possibilitou aos alunos uma melhor compreensão de como é o espaço, para a realização de eventos, e como este espaço deve ser utilizado, quais são as parcerias possíveis e como é importante trabalhar em conjunto, principalmente, com empresas terceirizadas.

Este espaço vem confirmar a grande procura da capital mineira para sediar eventos importantes, por oferecer uma segurança para os participantes dos eventos e proporcionar uma nova opção, para as empresas realizarem lançamentos, conferências , simpósios e futuramente muitos shows.

A visita foi enriquecedora, o grupo pode observar a tecnologia aliada a funcionalidade na arquitetura moderna juntamente com os pontos fracos e fortes. Onde a parte teórica pôde ser vivenciada durante a visita guiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário