Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

A TRADIÇÃO DO PRESÉPIO



No final de ano é costume brasileiro montar o presépio, que é uma forma de encenar o nascimento de Jesus Cristo. Este tipo de representação é vista praticamente em cada canto. Seja nas praças da cidade, nas lojas ou em varanda das residências. O presépio, junto com árvore, papai Noel, guirlanda, pisca-pisca, é um dos símbolos importante do natal. Ele deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do senhor.

O primeiro presépio montado no Brasil foi no ano de 1552. A iniciativa de criar a cena foi do famoso padre José de Anchieta. Ele construiu a narrativa como uma forma mostrar o nascimento de cristo aos índios e colonos. Desde então esta tradição religiosa passou a fazer parte do nosso jeito de ser.


Segunda a tradição crista, o termo presépio originou do latim Praesaepe, que significa estrebaria ou curral. Ele foi inventado por São Francisco de Assis no ano 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Naquele tempo, a Igreja não admitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco sabia da importância de rememorar de alguma forma a natividade de Jesus Cristo, por isso pediu uma exceção, a qual foi concedida. 


A finalidade do santo, em montar o presépio, era promover a fácil entendimento do nascimento de Jesus.


Na representação cada personagem tem o seu significado.


Animais simbolizam a natureza e também a vida simples campestre.

2016


Pastores foram os primeiro a receber a revelação do nascimento do salvador. Também simboliza a humildade do homem do campo.


Anjo é o mensageiro de deus. Geralmente segura uma faixa com a frase: “Gloria in excelsis Deo”, (Glória a Deus nas alturas).

2016


Estrela - Indica a direção para se chegar ao salvador.

2016


Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar simbolizam a ciência, pois eram conhecedores de astronomia, medicina e matemática. 

2016


Ouro é uma indicação de realeza, pois era um presente oferecido aos reis.


Incenso simboliza a divindade, um presente dado aos sacerdotes.


Mirra significa o sofrimento e a eternidade. É um presente profético.


São José - pai adotivo de Jesus.

2016


Maria - Mãe do Menino Jesus.


2016


Menino Jesus Filho de deus que assumiu a condição humana para salvar a humanidade.

2016



Curiosidade: Epifania do Senhor é uma festa religiosa cristã celebrada no dia 6 de janeiro. Conhecido como o ‘Dia de Reis’. 


De acordo com a tradição cristã, seria o dia que os reis Magos visitaram o menino Jesus. Nesta data, encerram-se os festejos natalinos – sendo o dia em que se desmonta os presépios e são retirados todos os enfeites natalinos.
 
Fotos de presépios

Presépio do Parque Mmunicipal de Belo Horizonte 2016

2016

2016

Presépio da Praça São Sebastião 2016
Presépio em forma de arvore de Natal da biblioteca publica de Itabirito/2018

Presépio da Praça da Estação Itabirito/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário