Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2016

OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS


Olimpíadas

Os jogos olímpicos surgiram na Grécia por volta do século XIII a.c. Eram considerado uma manifestação religiosa, que tinha o intuito de homenagear Zeus. Por isso sempre que o evento era aberto havia sacrifício de animais e rituais ao pai dos deuses.

Uma das lendas entorno dos jogos conta que as competições foram elaborado por Hercules. Este herói foi encarregado de realizar 12 tarefas impossíveis de serem cumpridas. No quinto ele teve que limpar os currais do rei Augias. Havia 30 anos que não era limpo. Hercules realizou o feito e em comemoração criou uma festividade em homenagem a Zeus na cidade de Olímpia. Assim os jogos ficaram conhecidos como Olimpíadas.

Viajantes de varias localidade deslocavam para assistir ou participar do evento. Ai a importância de tal episódio para a história do turismo (Embora o termo turismo somente foi elaborado anos depois)

Após a invasão romana, os jogos olímpicos desapareceram no mundo antigo e só resurgiu no ano de 1890 pelas mãos do barão Coubertin.


Paralimpíadas

As paralimpíadas são competições voltadas aos deficientes físicos. Nasceu oficialmente no inicio do século XX.

As primeiras competições voltadas aos deficientes surgiram, em um clube, para portadores de deficiência auditiva na Alemanha. Tinha a finalidade de promover integração entre estes.

Com a segunda guerra, muitos soltados voltaram mutilados, por isso veio a necessidade de criar jogos adaptadas a estas pessoas. O responsável por isto foi o médico Ludwig Guttmann que trabalhava com estes pacientes. As competições eram uma forma de reabilitação, que foi ganhando cada vez mais força.

Roma foi a cidade que sediou, pela primeira vez, uma Paralimpíadas. Ocorreu no ano de 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário