Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

domingo, 27 de maio de 2007

TURISMO DE VIVENCIA NA ÁREA RURAL

RELATÓRIO DA PALESTRA

Descrição da Atividade:
Atividade: Semana do Turismo
Data: 24 de maio de 2007
Local: Av. Carlos Luz, prédio 650,  Unidade Tiradentes
Nome da instituição: Centro Universitário Newton Paiva
Titulo da palestra: Turismo de Vivencia na Área Rural
Duração: 2 horas
Responsável: Leopoldo Luiz da Silva

Redação do Relatório:
O município de Itabirito está situado a 55 km de Belo Horizonte. No século XIX, a cidade se destacou pela indústria e pela extração de minério de ferro.

A atividade turística começou com o trabalho do Sebrai. Esse órgão indicou que a segunda vocação da cidade seria o turismo rural, sendo que a primeira é a mineração. Assim foi criado a Associação Itabiritense de Turismo Rural – ASSITUR. Ela é apoiada pelo poder publico e sua sede está localizada na praça da estação.

A cidade tem como principal característica a integração social, facilitando a participação da sociedade é a criação de um conselho consultivo para discutir problemas comuns. Tornando o turismo uma atividade organizada e planejada.

O turismo rural utiliza todos os recursos das áreas rurais para o desenvolvimento da atividade turística, dentre as atividades estão a manifestações culturais, os hábitos, a produção leiteira, o plantio, as colheitas também podem ocorrer também outros tipos de atividades que não estão ligadas a produção rural como o turismo de aventura o ecoturismo, turismo solidário, turismo de eventos etc.

O turismo rural é uma forma de fixa o homem em seu meio evitando o êxodo rural, Mas deve haver sempre uma integração entre a área urbana e rural, uma deve participar do processo de desenvolvimento do outra.

Relevância do Aprendizado:

A palestra proporcionou conhecer o funcionamento do turismo rural em Itabirito. Demonstrou as vantagens de trabalhar estas áreas em distritos que tenha características rurais e como este se torna instrumento na fixação do homem no campo, valorizando sua atividade diária. 
conhecimento profissional com novos cursos e experiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário