Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO SEGUNDO A WORLD TOURISM ORGANIZATION- UNWTO

Comentário sobre o texto da Organização Mundial do Turismo. 

"Ao longo das décadas, o turismo tem experimentado um crescimento contínuo e aprofundamento da diversificação para se tornar uma das mais rápido crescimento setores econômicos do mundo. Turismo moderno está intimamente ligada ao desenvolvimento e abrange um número crescente de novos destinos. Esta dinâmica se voltaram turismo em um motor essencial para o progresso socio-económico".

Um dos principais fatores do crescimento desta atividade econômica foi a importância do tempo livre. No momento em que percebeu-se a necessidade do descanso, que resultou na criação do direitos trabalhista, principalmente o direito as férias, as pessoas de todas as classes, sentiram vontade de desvincular das tarefas diárias estressantes e começaram a viajar. Esses queriam ter experiencias diferentes da cotidiana, ter contato com a natureza, a cultura e com outros povos. Aumentou assim o nicho do mercado, dando origens a turismo de todos os tipo, dentre os quais o ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural, turismo de pesca etc

"Hoje, o volume de negócios do turismo iguala ou até supera o das exportações de petróleo, produtos alimentares ou de automóveis. O turismo se tornou um dos principais players no comércio internacional, e representa ao mesmo tempo uma das principais fontes de renda para muitos países em desenvolvimento. Este crescimento anda de mãos dadas com uma diversificação crescente e a concorrência entre destinos".(UNWTO)

Através desta afirmativa, podemos perceber o quanto o turismo tornou-se uma das atividades econômicas mais importante do nosso século. Tanto que o desenvolvimento econômico promovido pela atividade turística, acarretou uma serie de investimentos nesta área, visando gerar empregos, aumentar da renda e a arrecadação de impostos. 

"Esta propagação global do turismo em países industrializados e em desenvolvimento produziu benefícios econômicos e de emprego, em muitos sectores conexos - desde a construção à agricultura e as telecomunicações".(UNWTO)

Esta parte mostra como o setor influência o crescimento até daqueles áreas que não estão diretamente ligadas a atividade, como lojas de roupas, joias, eletrônicos, a industria de alimento etc. Isso porque o turismo aumenta o número de consumidores presente em um local e aumento da demanda, causa aumento da oferta. 

"A contribuição do turismo para o bem-estar econômico depende da qualidade e as receitas da oferta turística. OMT auxilia destinos em seu posicionamento sustentável nos mercados nacional e internacional cada vez mais complexas. Como a agência da ONU dedicada ao turismo, a OMT destaca que os países em desenvolvimento em particular têm a beneficiar com o turismo sustentável e age para ajudar a tornar isso uma realidade".(UNWTO)

Varias alternativas foram criadas no Brasil visando atender a estas exigências. O País começou a promover seus destinos no exterior divulgando sua cultura e riqueza patrimonial, passou a desenvolver novos projetos (PNMT - Programa Nacional de Municipalizacão do Turismo e o Programa Nacional do Ecoturismo) dando relevância a questões de qualidade de vida da população local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário