Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de julho de 2015

ECONOMIA SOLIDÁRIA


Conceito

“O mundo que compartilhamos hoje, apresenta contradições resultadas  de um processo histórico de exclusão de uma enorme parte da população mundial. Pessoas de todas as idades são privadas de uma vida digna e principalmente do direito de decidir os rumos de suas existências”(CESCAR).

“O modelo Capitalista impõe relações competitivas e não consegue incluir, no processo de produção e consumo, todas as pessoas” ”(CESCAR).

“A economia Solidária se apresenta como modelo alternativo à Economia Capitalista”(CESCAR).

“A economia Solidária é um movimento de transformação social que objetiva uma sociedade mais humana, inclusiva e democrática, onde o ser humano seja o sujeito e a finalidade das atividades econômica e tendo o trabalho como valor central, em oposição ao Capital.”(CESCAR).

“As diversas manifestações economias são administradas por todos aqueles que delas fazem parte; os resultados são de todas as pessoas que trabalham e investem tempo, recursos, conhecimento e criatividade.(CESCAR).

“O conjunto de atividades econômicas- de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito- organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores sob a forma coletiva e autogestionária” (Ministério do Trabalho e Emprego).

“Compreende uma diversidade de praticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias, redes de cooperação, complexos cooperativos, clubes de troca, bancos comunitários, entre outros” (Ministério do Trabalho e Emprego).   

Características 



Programa Economia Solidária em Desenvolvimento

Apresentação

“Novo Contexto ao constituírem um modo de produção alternativo ao capitalismo, onde os próprios trabalhadores assumem coletivamente a gestão de seus empreendimentos econômicos, as iniciativas de economia solidária vêm apontando para solução mais definitivas à falta de trabalho e renda. E foi para apoiar o seu fortalecimento e expansão que se constituiu o Programa Economia Solidária em Desenvolvimento” Ministério do Trabalho e Emprego.

Objetivos Geral
“Promover o fortalecimento e a divulgação da economia solidária, mediante políticas integradas visando à geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário”

Objetivos Específicos

“Difundir e fortalecer os empreendimento autogestões”.
“Elaborar e propor medidas para a articulação de ações de incentivo às finanças solidárias”.

“Intervir na reformulação do arcabouço legal”.

“Ampliar a produção, distribuição e consumo dos produtos da economia solidária”.

“Fortalecer os espaços de organização e de participação da sociedade civil”.

“Programa Economia Solidária em Desenvolvimento”.

Bibliografia

Ministério do Trabalho e Emprego www.mte.gov.br/ ecosolidaria/prog_defaut.asp

Cescar-Economia Solidaria: Fundamentos, Experiencia e Politicas Publicas. www.cdcc.sc.usp.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário