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segunda-feira, 22 de junho de 2015

REENGENHARIA

CONCEITO

A Reengenharia, criada por Michael Hammer, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alçarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos. È o termo usado para inovar o ambiente produtivo da empresa. Um processo empresarial inclui o planejamento – considerado atividade interna – e a tomada de decisão – considerada atividade externa. Estas atividades modificam entradas em saídas. São elas que norteiam a execução do trabalho.    A reengenharia vem modificar o perfil do processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a Estrutura Organizacional, os Valores Organizacionais e os Sistemas de Informação. Entretanto, essas mudanças criam resistências aos empregados que já se consolidaram numa forma de trabalho. Daí resulta a grande dificuldade para a organização: barrar essas resistências e fazer com que eles entendam os benefícios deste novo sistema.

OBJETIVO

A reengenharia significa um redesenho radical dos processos empresariais com o objetivo de obter ganhos dramáticos nos indicadores de desempenho da empresa: no custo, qualidade, serviço e resultados com a meta de redirecionar a operação, reduzir custos, melhorar a qualidade, aumentar a receita, incrementar a orientação do cliente e ajudar na fusão de empresas. É novidade na radicalidade da sua proposta, na busca do essencial, na orientação para a definição do negócio. É a única na integração desses pontos inovadores na busca do melhor desempenho da empresa.

HISTÓRICO

A Revolução Industrial juntamente com a economia industrial, teve inicio na segunda metade do século XVIII. O processo de transformação que criou a organização da nova base tecnológica surgiu no inicio do século XX . Os marcos mais importantes desta transformação foram: os princípios de Taylor na forma de realizar as tarefas; a base da administração dada por Henry Ford e o conceito de divisão da empresa criado por Alfres Sloan na GM. Foi a partir dessa nova estrutura que surgiram os maiores ganhos da economia industrial com uma ampla reprodução em toda atividade humana nesse século. A reengenharia se tornou uma nova forma de realizar um processo a partir de uma nova realidade tecnológica para atingir a performance máxima pelo uso dessa nova tecnologia, assim a reengenharia se repete de tempos em tempos na historia humana sendo classificada como algo cíclico.


AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA REENGENHARIA:

  • Integração com a tecnologia de informação (TI);
  • Relação clara com a estratégia da empresa;
  • Adoção pela abordagem das empresas através da visão dos processos empresariais;
  • Partido do zero no processo de novas maneiras de espera;
  • Adoção do questionamento de todas as premissas como estratégia;
  • Desenho radicalmente novo do trabalho como fonte de resultado;
  • Abordagem revolucionária;
  • Utilização do esforço periódico;
  • Adoção de nova estrutura organizacional;
  • Utilização do diferencial competitivo como argumento de venda;
  • “Mudança profunda da maneira de obter os produtos e serviços da empresa para conseguir resultados”, eliminar fronteira entre empresa, cliente e fornecedores;
  • Utilização de equipes multifuncionais, vários serviços combinados em um único;
  • Requer total e efetivo compromisso e determinação dos executivos senhores;
  • Grande necessidade de recurso tanto em capital como em treinamento;
  • Difusão e orientação através do top-down;
  • “Ganho de produtividade dramático: a nova forma de organizar em processo deve trazer resultados impressionantes quando comparados com a forma anterior utilizada na estrutura organizacional da economia industrial”;
  • Realização das etapas do processo em ordem natural;
  • Prevalecimento de operações híbridas centralizadas/descentralizadas;
  • Redução das verificações e controles.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA REENGENHARIA

Ø      PONTOS POSITIVOS

  • A reengenharia tem em sua principal finalidade a obtenção de ganhos notáveis nos índices de desempenho da empresa que a utiliza, presente no custo, qualidade, serviços e nos resultados finais.

  • A reengenharia iluminada reconhece o(s) problema(s) através de estudos, o sistema é orientado e é posto em prática através de certezas geradas, nunca com hipóteses.

  • Com o passar dos tempos, todas as empresas passarão pelo processo da reengenharia de diversas formas, qualificando-as para um maior rendimento e um ganho dramático nos seus indicadores de desempenho.

  • Compreende o que pode ser feito para melhorar a vida do cliente e a partir daí estabelece metas para essa compreensão

  • Uma nova realidade tecnológica é utilizada a fim de obter performances completas a partir da mesma.

  • Na reengenharia de negócios, a construção de bases fortes para a empresa (organização) enfrentar qualquer tipo de barreiras de transição e possíveis resistências é garantida.

  • Os fornecedores da empresa só têm a ganhar, uma vez que, a interação empresa/fornecedores passa a ser maior.

Ø      PONTOS NEGATIVOS

  • Ao adotar esse método, a empresa deve estar ciente que os riscos estão presentes, principalmente se ela ainda continuar promovendo ajustes em processos que não possuem vínculo com ela. Estes riscos são baixos, mas podem se apresentar a qualquer momento.

  • Ao fazer abordagens sobre a situação atual da empresa, a reengenharia pode dedicar um esforço muito grande, proporcionando uma análise mais profunda sobre essas situações, criando, assim, encontros e traços comuns com idéias antigas que devem ser eliminadas.

  • A reengenharia às cegas trabalha inteiramente com hipóteses, não garantindo um porto seguro de informações e certezas sobre a situação atual da organização e o que pode ser feito para melhorá-la.

  • Num futuro próximo todas as empresas contarão com o processo de reengenharia, porém, com o desenvolvimento das mesmas, empresas de determinados setores da economia começarão a agir uniformemente acarretando o fim do lucro antes concebido.

  • Na questão financeira, orientações em curto prazo para resultados requeridos podem gerar um conjunto de reengenharias totalmente sem coordenação e fragmentadas, reduzindo significativamente a obtenção de resultados mais amplos e sinérgicos, podendo ocasionar até mesmo a transformação do negócio.

  • Na reengenharia de negócios, a garantia de um desempenho significativo da empresa (organização) não existe.


VALIDADE/APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA NAS EMPRESAS DE TURISMO

A Reengenharia vale para qualquer empresa que necessite de atualização mercadológica, tecnológica, processual, ou seja, que precise de reformulação de conceitos antes praticados pela empresa, mas que devido às constantes mudanças mundiais precisam não ser adaptados, mas na verdade, reprojetados, de acordo com o que a Reengenharia propõe: quebra de paradigmas e maximização de qualidade, serviços e resultados com o baixo custo.

Nas empresas de turismo não acontece diferente, quando mostram sinais de insatisfação dos funcionários, baixos níveis de expectativas e ambiente inadequado para a realização das tarefas que são encarregados, é uma indicação do esgotamento da estratégia usada pela direção no controle do setor operacional, portanto são necessárias mudanças profundas na abrangência da empresa, no que se refere a sua estrutura, que clama por transformação.

Com a Reengenharia aplicada na empresa os funcionários e chefes interagem como uma equipe, tornando cada tarefa a ser executada importante para o alcance dos objetivos traçados pela organização no seu plano de mudança, mas para que este resultado seja real é preciso que haja a chamada “reengenharia iluminada”, realizada na transformação profunda dos processos, analisando primeiramente o que causa danos à empresa, e a partir daí, perceber o efeito que esse problema traz consigo, isso pode ser feito através da comparação da empresa com seus concorrentes. Logo após é preciso conversar com o cliente, pois ele é quem melhor identifica os “pecados” que a organização comete. Dessa forma então parte-se para o ponto de ações práticas de melhoria na qualidade do serviço oferecido, cujos benefícios se traduzem em metas a serem alcançadas pelas empresas. Logo é fundamental escolher os equipamentos necessários a eficácia dos objetivos traçados e saber administra-los para que isso realmente ocorra.

Portanto o valor da Reengenharia para as empresas de turismo é evidente, afinal elas trabalham a todo tempo com atualização e visão holística, princípios de primazia da Reengenharia necessários à reprojeção da empresa, não somente para o futuro, mas fundamentais para as mudanças constantes que acontecem no presente.

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