Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de abril de 2015

GESTÃO HOLÍSTICA


Holístico
que dá preferencia ao todo ou a um sistema completo, e não a analise, a separação o das respectivas partes componentes



Gestão holística ou integrada
é o novo paradigma na maneira de gerenciar os funcionários, que privilegia a busca do bem estar.

A gestão holística está ganhando terreno em varias partes do mundo. A tendencia obedece a crescente fusão da vida no trabalho, com a vida particular. Isso está obrigando muitas empresas a revisar suas politicas de recursos humanos para enfocar as três dimensões de um individuo, corpo, mente e espirito que simbolizam aspectos da vida dos funcionários de que as empresas estão tentando cuidar.

Na verdade esse novo pensamento gerencial origina-se da mistura irreversível do trabalho e da vida pessoal dos funcionários. Essa filosofia será o principio norteador das organizações bem sucedidas no novo século.
Estudo da pricewaterhousecoopers, universum e outras organizações constataram que o equilíbrio trabalho/vida é uma das principais prioridades dos formandos de universidades do mundo todo.

Numa época em que muitos trabalhadores conseguem escolher seu empregador, uma abordagem holística coloca a empresa em degrau acima dos seus concorrentes. A dificuldade de atrair e conservar talentos tem levado um número crescente de companhias a reexaminar suas estrategias de RH essas empresas estão desenvolvendo programas que buscam não só a maneira de encontrar boas pessoas, como também o que oferecer em benefícios, oportunidades de crescimento e de instrução, estilo de vida e etc...

Este tipo de reexame holístico e a construção de novos programas que atinjam essas metas agora estão se tornando de suma importância no local de trabalho. As empresas que adotam uma abordagem mais realistas da gestão de funcionários relatam benefícios como taxas de recrutamentos e retenção significativamente mais altas do que as médias do setor e melhorias de produtividade e desempenho, tudo isso se traduzindo em níveis mais altos de competitividade e inovação.



Redefinição de bem-estar


 
O bem - estar abrange três dimensões que são; o emocional espiritual e a saúde física do funcionário, se estas não estiverem juntas, poderá causa desequilíbrio na vida profissional e pessoal de uma pessoa, ou seja, é necessário conciliar o trabalho com a saúde e a família para se ter a satisfação. De acordo com Barr, o bem - estar espiritual proporciona significado e finalidade para o individuo, e quando este tem objetivo e valor na vida dará uma boa forma física como; controle de estresse, alimentação adequada, incentivo em parar de fumar e dentre outros. Um dos exemplos desta aplicação de bem - estar podemos citar a NIIT (Serviços de tecnologia da informação Atlanta) é uma empresa em que os gerentes procuram ter conhecimento sobre a vida particular e profissional dos funcionários, buscando o retorno destes, a lealdade em permanecer na empresa.
A RAZÃO DA PRÁTICA

Uma firma que queira inserir um programa de Gestão Holística deve consultar a opinião dos funcionários, porque, não há um modelo pronto a ser aplicado. A gestão holística considera os desejos e necessidades dos trabalhadores.

Os programas devem ser bem abrangentes para lidar com diversas situações da vida. Uma desvantagem da Gestão Holística é que programas já existentes que beneficiam os funcionários acabam desaparecendo.A firma de Consultória Ernst & Young estabeleceu um departamento especifico que auxiliar a permanência das pessoas na empresa. Todas as sugestões são levadas em conta. Devido a política de bem esta, os funcionários permanecem nas empresas é as empresas não tem dificuldade de selecionar os melhores.


 

NEGÓCIO ÉTICO
A ética vai além de atingir um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. È preciso certificar–se que o equilíbrio vai incluir também uma dose saudável de outras coisas além da família, atividades, esportes. Coisas que fazem uma pessoa mais equilibrada com capacidade de ajudar em sua própria organização. Para os proprietários e os acionistas da empresa, este equilíbrio, é um negócio inteligente e ético. Inteligente porque atrai as pessoas mais talentosas. Um negócio ético porque uma das metas éticas mais importantes , de um negócio é ser um bom empregador e um bom cidadão como pessoa jurídica. Os dois são relacionados pela sua lógica , porque segundo Wolfe:" Fazer escolhas éticas, como oferecer uma creche no local de trabalho, atrai e conserva os melhores funcionários, e isto faz com que seja reduzida a rotatividade e os custos de recrutamento, e isto se torna um diferencial para a empresa".




INVESTIR NO PRAZER INTELECTUAL

O potencial humano desenvolvido nos funcionários se torna um fator-chave para a competitividade no futuro. È preciso cuidar da pessoa de forma integral, incluindo suas capacidades mentais, fazendo isto estarão cultivando os valores ocultos de uma organização. Os funcionários precisam ser considerados como potencial humano, e ter oportunidades ilimitadas para explorar o seu potencial. Segundo Leif Edvinsson: " Liderança significa dar oportunidade ás pessoas ", "A função do gerente de RH é ser um cultivador do capital intelectual".
È preciso que as empresas tenham sua atenção voltada para os efeitos do estresse num ambiente de negócios. Os custos quantitativos do efeitos do estresse nos empregados e nas organizações são alarmantes.



Busca interior

A Maioria dos funcionários sente sem se expressar, a falta de realização pessoal que são; ansiedade, medo, desinteresse, insegurança das pessoas em relação ao trabalho. Para solucionar esse problema Deborah Holmes diz que a flexibilidade é uma forma boa tanto para os funcionários e para os negócios da empresa, pois terá retorno favorável para ambos, lembrando que serão possíveis esses benefícios entre os dois, se a empresa aplicar inovações com a finalidade motivar e incentivar o funcionário na realização do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário