Agência de Viagem
É inegável que algumas
pessoas não se sentem preparadas para organizar suas viagens sozinhas, pois não
saberiam tomar devidas providencias para elaborar um bom pacote de viagem,
principalmente na questão de, qual transporte é o mais vantajosos, onde posso encontrar
o melhor meio de hospedagem, quais as atrações aberta as visitações, as
promoções disponível etc.
A diversidade da oferta
e a facilidade de informações da internet podem levar os indivíduos a
insegurança com relação a qualidade do serviço apresentado. Afinal nem tudo o
que encontramos no meio virtual é confiável. Por isso as agencias de viagens
tem o papel de atuarem como consultora, atestando ou não os equipamentos
turísticos disponível num destino
As agencias de viagens
estão classificadas no setor econômico terciário, pois é uma empresa privada
prestadora de serviço que operam como intermediárias entre o
cliente e o produto final. Seu papel primordial é facilitar e solucionar
problemas para que os turistas possam desfrutar bem de suas férias. Dentre
outras obrigações elas fazem reservas em hotéis, emite passagem, negociam
descontos, informa sobre atrativos e atender diretamente o cliente de forma
gentil. Seus lucros são obtidos através das comissões pelas aquisições das
vendas. Tem por obrigação oferecer segurança, conforto, confiança, qualidade de
serviço e rapidez.
No Brasil, de acordo com Decreto nº 84.934 de 21 de julho de 1980, assinado pelo presidente da república ,
Gen. João Figueiredo ficou definido que "Compreende-se por Agência de Turismo , toda a sociedade que tenha por objetivo social , exclusivamente as atividades de turismo definidas neste decreto ".
As agências de turismo são empresas mercantis de serviço , porque dispõe de uma organização de meios sociais e humanos cujo objetivo principal é a obtenção de lucro e estão voltadas para a prestação de serviços aos consumidores ,
informando, assessorando e intermediando com os prestadores de serviços .
Características dos serviços , principalmente o serviço turístico
Intangibilidade: Não há
como ver, provar, sentir ou ouvir, embora os prestadores de serviços turísticos
tenham que lidar com elementos tangíveis: passagem ,
voucher, etc
Inseparabilidade/
simultaneidade: Os serviços primeiramente são
adquiridos, depois fabricados e consumidos
no mesmo tempo . São inerentes de quem os oferece, ou seja o
prestador e o cliente são parte integrante do produto. Os dois alteram os
resultados.
Perecibilidade: Não a
formas de estocar o serviço para venda posteriormente. A
sazonalidade é um grande questão nos serviços turísticos.
Variabilidade: Serviços
estar sujeito a quando , quem , onde e como são prestados. Os
indivíduos lidam de maneiras distintas em momentos diferentes. A padronização pode provocar despersonalização.
Diferenças entre
operadoras, consolidadoras e agencias de turismo
A operadora é a empresa
que criam os pacotes de viagens. Tem a função de negociar diretamente com todos
os demais fornecedores para conseguir os melhores preços e obter pacotes onde o
valor final, é bem menor aos adquiridos pelos consumidores que o faz sem
intervenção.
Consolidadoras oferecem
as agencias os preços de vôos das mais diferentes companhias aéreas
A agência de viagens
também pode criar os pacotes, mas geralmente revende os pacotes prontos que
adquirem das operadoras, ganhando uma comissão pelas vendas.
Agencia emissiva e receptiva
Agencia emissiva: operar no mercado de turismo emissivo. Presta serviço no
local emitente de turista e nele oferece pacotes dos destinos nacionais e
internacionais. Emite bilhetes de viagem, faz reservas, informa sobre destinos
etc.
Agencia de turismo receptivo: Atua no mercado interno.
Presta serviço no destino. Seu objetivo é acolher o visitante de forma segura e
hospitaleira, dando apoio em seu deslocamento. Também têm a função de apresenta
os atrativos das cidades receptoras ou dos municípios circunvizinhos. Geralmente
este tipo de agencia tem frota própria de veículos.
As agencias estão
interligadas aos seguintes órgãos oficiais e entidades de classe de turismo
ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens .
ABBTUR – Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo .
ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo .
AGTURB – Associação de Guias de Turismo do Brasil.
BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo .
DAC – Departamento de Aviação Civil .
EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo .
IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreos .
INFRAERO – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária .
SINDETUR – Sindicato Nacional das Empresas de Turismo .
SINTRATUR – Sindicato dos Trabalhadores em Agências de Viagens e Turismo , Escritórios de Representação Turística da Região Metropolitana de Belo Horizonte .
SNEA – Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias.
Para a abertura de uma agência é necessário que o empreendedor siga
os seguintes passos:
Registre a empresa na junta comercial
Registre na secretaria da fazenda federal
Registre na prefeitura do município
Registre no INSS
Registre no Sindicato Patronal
Registre a empresa na EMBRATUR
Filie na ABAV para obter carta de
capacitação técnica.
Registre no sindetur, Não é obrigatório.
Regitre o meio de transporte ou a
frota de ônibus no DER ou no DNER. (Somente quando a empresa trabalha com
transporte)
Porte de uma agencia de Viagem
A dimensão física de
uma agência de viagem é definida conforme o tipo de cliente que deseja atingir.
Então de acordo com a demanda, pode-se estabelecer a empresa em uma loja a
beira da rua, num shopping, galeria ou em uma sala de um prédio comercial. Se a
empresa tem o objetivo de trabalhar com business travel não necessita alugar um
imóvel. O atendimento pode ser feito apenas pelo telefone.
Agência de pequeno
porte possuem poucos funcionários. Geralmente é necessário 1 a 2 mensageiros (Office
boy) 1 a 4 agentes e um sócio (operacionalizador e controle)
Agência de médio porte
contém um sócio mais 1 a 2 atendentes do setor comercial. Um sócio mais sete a
oito empregados no setor administrativo/ operação. Um segurança, um manobrista
e um copeiro.
Agência de grande é constituída
de mais de 15 empregados.
Numa agência de
viagem podemos ter as seguintes funções
Diretor : Constituído pelos proprietários
do empreendimento. É encarregado de dirigir os negócios da empresa. Pode
assumir as funções de Diretor Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro,
Diretor Comercial, Diretor Operacional.
Gerente: Representa o elo
que integra a diretoria aos empregados. É responsável por executar as
diretrizes estabelecidas pela diretoria. Podemos ter o Gerente Geral, Gerente Administrativo,
Gerente Comercial, Gerente Financeiro, Gerente de Vendas e Gerente Operacional.
Atendentes ou agentes
de viagem:
Trabalha diretamente com o cliente atendendo o seu desejo. A área poderá ser repartida
em nacional ou internacional. Geralmente as agencias estão funcionando sem
setores distintos, por isso o funcionário atende aos dois estilos de freguês.
Financeiro/contábil É o encarregado que reúne
toda a documentação que será enviada à contabilidade. Alem disso tem a função
de emitir cheques, faturas, relatórios das companhias aéreas, e do setor
pessoal.
Operador: É responsável pela operação
e programação dos vários pacotes que a agência poderá propor. Esta função acaba
sendo dispensável quando se tem a necessidade de diminuir a quantidade de funcionários.
Office boy: É o encarregado pelos
serviços de rua da empresa. Dentre as quais estão o serviços bancário, de entrega
de passagem e vouchers. Pega matérias nas operadoras e consolidadoras.
Evolução Histórica das Agências de Viagens
As origens das Agencias
está interligada à história das viagens , com relatos conferidos às
antigas civilizações ,
da Idade Média até a Idade Moderna. Com base nos registros do
episódio turístico de época podemos, distinguir as seguintes etapas:
Século XIX
Thomas Cook é
considerado o primeiro agente de viagens do mundo. No
ano de 1841 ele, que até então era um vendedor de bíblia, teve a idéia de
alugar um trem, para levar um grupo de pessoas entre as cidades de Liecester e
Loughborough. Reuniu 570 participantes que iam participar de um congresso antialcoólico. Comprou
e revendeu a estes os bilhetes. Deste modo concebeu a primeira viagem agenciada.
1841 -Abriu a empresa
Thomas Cook and Son, conceituada como a primeira agência registrada no mundo ;
1851 – Levou cerca de 165 mil clientes à Exposição de Hyde Park/Londres.
1865 – comercializou
para 35 turistas uma programação completa de viagem aos Estados Unidos;
1872 – Conduziu seus clientes numa viagem ao
redor do mundo que durou 222 dias e implantou a primeira agência de viagens fora da Europa.
Inventou ainda o voucher e a circular note, antecessora do
traveller check.
No final do século XIX
foram registradas no Brasil as primeiras agencias de viagens como prestadoras de serviços específicos.
1ª fase :
As agências antigas prestavam
serviços de tours individuais à clientela burguesa, composta por profissionais liberais e executivos, ou
seja grupo de alto poder aquisitivo.
2ª fase :
Na década de 30 as agencias se
dedicaram a passeios de grupos em automóveis e ônibus. Procurou
atender tantos as classes burguesas quanto as média , que nasceu neste tempo.
3ª fase :
As agências que surgiu depois de
1950, definiram-se pela realização especificas
de tours organizados e de passeios para turistas de poder aquisitivo regular.
Neste período foi inaugurada as primeiras entidades associativas do ramo, sindicatos e associações nacionais de agências e operadoras.
4ª fase :
As agências dedicadas ao publico jovem, reforçaram as vendas e execução de
pacotes em receptivos de veraneio de padrão médio. O preços
tornou-se mais acessível para atrair mais viajantes e
edificar um fluxo de demanda regular e continua.
Depois dos anos 70 até o começo do século XXI, são trinta anos de interferência na economia de mercado mundial.
No final do século – as agências de viagens e turismo amargaram com redução
expressiva nos percentuais nos acordos com as transportadoras aéreas.
O impacto do aparecimento da Internet,
que se tornou uma importante instrumento operacional e comercial, está interligada
a uma casual desregulamentação do transporte aéreo e demais fatores importantes do final do século XX. Estes são os
obstáculos do setor de viagens nesta nova era.
O Alfabeto Internacional Fonético
O alfabeto internacional fonético é um ferramenta importante no turismo , pois ele permite transmitir correta dados por
telefone. Torna eficiência e rápida a troca de informação entre as agências e fornecedores , e assim minimiza ocorrência de erros que podem comprometer a viagem de um passageiro .
Ao transmitir uma informação deve-se soletrando
pausadamente letra por letra.
A
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N
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NOVEMBER
|
|
B
|
O
|
OSCAR
|
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C
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CHARLIE
|
P
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D
|
Q
|
QUEBEC
|
|
E
|
R
|
ROMEU
|
|
F
|
FOX
|
S
|
SIERRA
|
G
|
GOLF
|
T
|
|
H
|
U
|
||
I
|
INDIA
|
V
|
VITOR
|
J
|
JULIETE
|
W
|
WHISKY
|
K
|
KILOMETRO
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X
|
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L
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Y
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YANKEE
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M
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MIKE
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Z
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