Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de abril de 2007

O QUE É CONVENTION & VISITORS BUREAU?

É uma organização que não visa lucro e age como órgão de suporte e dinamização em conjunto com vários setores pertencentes ao turismo. Oferecendo auxilio técnico, acesso o material promocional, disponibilidade a bancos de fotografia, estatística, dentre outros. Além de permitir, através da organização e acompanhamento, visitas para os clientes com o objetivo de obterem conhecimento sobre a cidade.

História

O Convention & Visitors Bureau surgiu em Detroit no fim do século XIX. Devido o desenvolvimento da economia e por ser a cidade uma grande potencia turística.

No começo do ano de 1896, homens de negócios de diferentes localidades visitavam Detroit para participar de convenções, congresso e reuniões de trabalho. Os hotéis, restaurantes, táxis, bares e boates ficavam lotados. A cidade começava a demonstrar vocação para o turismo de negocio.

No ano de 1896 o jornalista Milton Carmichael começou a trabalhar no The Detroit Journal, um dos mais importante periódico da época. Ele redigiu uma reportagem que é considerada o primeiro passo para a criação do primeiro Convention Bureau.

" Ao longo dos últimos anos Detroit construiu fama de cidade de convenções. Visitantes vêm de milhares de quilômetros de distancia para participar de eventos empresariais. Fabricantes de todo o país usam nossa hotelaria para promover reuniões onde discutem os temas de seus interesses, mas tudo isso sem que haja um esforço por parte da comunidade, nem uma ação que vise dar-lhes algum apoio durante sua estadia entre nós! Eles simplesmente vêm para Detroit porque querem ou precisam! Será que Detroit, Através de um esforço conjunto, não conseguiria garantir a realização de 200 ou 300 convenções nacionais ao longo do próximo ano? Isso significa a vinda de milhares e milhares de pessoas de todas as cidades americanas, e elas gastariam milhares de dólores no comércio local, beneficiando a população da cidade"

O artigo despertou o interesse de vários empresários e comerciantes que eram membros da Câmara de comercio e de clubes dos Fabricantes. Estes se reuniram, no Hotel Cadillac, com hoteleiros, agentes de venda do sistema ferroviário e outros comerciantes para criar uma organização que procuraria promover a cidade e assim atrairia mais convenções. Deste modo foi fundada a Liga de Convenções e homens de negócio, primeira denominação da entidade. Em 1907 passou a ser conhecida como Detroit Convention & Tourists Bureau. Contava com pouco menos de 20 empresas associadas.

A ideia foi copiada por outras cidades dos EUA e no exterior. No ano de 1915 surgiram 12 outras entidades cujo os representantes reuniram em Detroit e fundaram uma organização conhecida hoje como IACVB-International Association of Convention & Visitors Bureaux a maior associação do mundo de convenções e agencia de visitantes (CVB's).

Links de alguns Convention & Visitors Bureau brasileiros

Confederação Convention & Visitors Bureaux
Rio Convention & Visitors Bureau

Nenhum comentário:

Postar um comentário