Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O QUE É TURISMO?

a

TURISMO -Anita Marques

O termo turismo evoluiu do latim Tormare que significa volta. Os franceses utilizavam a palavra Tour  para designar viagem em circulo, deslocamento de ida e volta. Já os inglês,no inicio do século XVIII começaram a utilizar as atuais denominações tourism e tourist.

MC Intosch qualificou o turismo "de ciência, a arte e o negócio de atrair visitantes, transporta-los, Hospedá-los e cuidar gentilmente de suas necessidades e seus desejos". De la Torre apresenta uma definição mais ampla. "O turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupos de pessoas, que fundamentalmente, por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem do seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômicas e culturais".

A definição de turismo surgiu da noção de partida e retorno, do deslocamento de pessoas em um território. No qual é necessário conceituar ,para estabelecer estatísticas e avaliar o impacto desta atividade. Desde modo a OMT(Organização Mundial do Turismo) padronizou o conceito  de turismo. Para este órgão internacional "O turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras"

Segundo Beni (2007) cada conceito descrito acima, percebe-se semelhanças como o deslocamento que depende de um meio de transporte, terrestre, ferroviário, aéreo ou aquático, a permanecia em um local fora do domicílio, a temporalidade definida ou seja não pode ter caráter definitivo e o turista, a atividade envolve pessoas que sem não é possível desenvolver todos os aparatos para elas.

A amplitude e variedade do turismo tem gerado inúmeras interpretações, mas sem duvida, o turismo deve ser considerado um fenômeno social que engloba o mundo inteiro. Já que a globalização agilizou o transporte, facilitando o conhecimento e contato com novas culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário